Mundo

Escritor norueguês Jon Fosse ganha Prêmio Nobel de Literatura

Foto: Nobel Prize Outreach/Reprodução

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira de manhã (05) que o Prêmio Nobel de Literatura de 2023 seria concedido ao escritor norueguês Jon Fosse. Fosse foi reconhecido por suas “peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.

Fosse é um dos escritores mais prolíficos e aclamados da Noruega. Ele é autor de mais de 60 peças de teatro, 20 romances, 10 livros de contos e 10 livros de poesia. Sua obra é conhecida por seu estilo minimalista e existencialista, que explora temas como a solidão, a perda e a busca de significado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Algumas das obras mais conhecidas de Fosse incluem as peças de teatro “O Homem sem Sombras” (1990), “O Estranho” (1991) e “O Céu Vermelho” (2009); os romances “O Silêncio” (1996) e “O Homem que Não Existe” (2012); e os livros de contos “O Homem que Não Era” (1988) e “O Livro dos Homens” (2003).

O prêmio de Fosse foi recebido com entusiasmo por críticos e leitores de todo o mundo. A Academia Sueca elogiou sua “obra de grande força poética e dramática”, que “toca as profundezas da alma humana”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fosse é o 12º escritor norueguês a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Ele é o 1º escritor norueguês a receber o prêmio desde 1996, quando foi concedido a Kjell Askildsen.

Fosse receberá o Prêmio Nobel de Literatura em uma cerimônia em Estocolmo, na Suécia, em 10 de dezembro de 2023.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile