Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou nesta segunda-feira (9) os recentes ataques entre Israel e o grupo Hamas. Guterres pediu um cessar-fogo imediato e a libertação de todos os reféns. . “Eu reitero meu pedido pelo imediato cessar de ataques e libertação de todos os reféns”, afirmou Guterres.
O ataque feito pelo Hamas a Israel no último sábado (7) resultou em uma contraofensiva israelense na segunda-feira. Ambas as ações foram condenadas pelo representante da ONU, que as chamou de “abomináveis”.
Guterres também disse que as queixas dos palestinos sobre as agressões israelenses são legítimas, mas que não há justificativa para os ataques terroristas do Hamas.
“Eu reconheço o sofrimento legítimo do povo palestino, mas nada disso justifica os atos de terror e mortes de civis [em Israel]. (…) Por conta dos eventos sem precedentes, Israel atacou por ar a Faixa de Gaza, e estou profundamente alarmado pelos relatos de 500 palestinos, incluindo crianças e mulheres, mortos em Gaza. Esse número aumenta a cada minuto, enquanto Israel continua a oprimir [a região]. Relembro Israel que os ataques devem ser coordenados com a lei militar internacional”, acrescentou.