Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O empresário de centro-direita Daniel Noboa lidera as eleições presidenciais do Equador neste domingo (15), confirmando seu favoritismo. Com mais de 65% das urnas apuradas, ele contabiliza 52,21% dos votos válidos, contra 47,79% de Luisa González, candidata de esquerda ligada ao ex-presidente Rafael Correa, que governou o país por uma década.
Se as tendências se confirmarem, a nação sul-americana terá o presidente mais jovem de sua história. Aos 35 anos, Noboa é filho do magnata das bananas Álvaro Noboa, que já tentou concorrer ao cargo cinco vezes.
O site do Conselho Nacional Eleitoral ainda não está habilitado para divulgação dos resultados. Segundo a autoridade eleitoral, a transmissão terá início por volta das 18 horas locais. O presidente da CNE garantiu que “entre as 20h30 e as 21h00 poderá haver uma tendência irreversível. A assiduidade às urnas foi de 82,3%”.
A candidata do Correismo, Luisa González, escreveu em seu relato no Twitter que: “As pesquisas de boca de urna tiveram preconceitos graves e, às vezes, erros maliciosos”. As pesquisas de saída indicam uma vantagem de 7 pontos para Daniel Noboa sobre González.
O candidato presidencial convidou a aguardar pelos resultados oficiais: “Aguardemos com calma e determinação. O responsável e democrático é seguir os dados oficiais, confiando que a vontade popular prevalecerá”. O candidato aguarda o resultado em um hotel da capital junto com integrantes da Revolução Cidadã.