Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Vídeos de terroristas e armas confiscadas por Israel indicam que o Hamas usou granadas de propulsão F-7, uma arma disparada no ombro que os combatentes costumam usar contra veículos blindados.
As provas lançam luz sobre o mundo obscuro dos carregamentos ilícitos de armas que a Coreia do Norte, um país sob pesadas sanções internacionais, utiliza para financiar seus programas de armas.
Os lançadores de granadas disparam um projétil por vez e podem ser recarregados rapidamente, tornando-os armas valiosas para guerrilheiros em escaramuças em movimento com veículos pesados. O uso de F-7 foi documentado na Síria, no Iraque, no Líbano e na Faixa de Gaza, disse NR Jenzen-Jones, especialista em armas e diretor da empresa de consultoria Armament Research Services.
“A Coreia do Norte apoia há muito tempo grupos militantes palestinos e as armas norte-coreanas foram documentadas entre fornecimentos proibidos no passado”, disse Jenzen-Jones à Associated Press.
O Hamas divulgou imagens de seu treinamento que mostram combatentes com uma arma de granada propelida por foguete com uma faixa vermelha distinta na ogiva e outros aspectos de design que se ajustam ao F-7, disse Matt Schroeder, pesquisador sênior da Small Arms Survey, que escreveu um guia sobre as armas leves de Pyongyang.
“Não é uma surpresa ver armas norte-coreanas com o Hamas”, disse Schroeder.
O F-7 se assemelha ao lançador de granadas RPG-7 mais difundido da era soviética, com poucas diferenças perceptíveis.
Um vídeo terrorista examinado pela AP mostra um combatente com um F-7. Os projéteis confiscados pelos militares israelenses e mostrados à imprensa também mostram aquela linha vermelha e outros elementos de design que combinam com o F-7.
Numa conferência de imprensa na terça-feira, o Estado-Maior sul-coreano identificou especificamente o F-7 como uma das armas norte-coreanas que se acredita ter sido utilizada pelo Hamas no ataque. Os militares israelitas recusaram-se a responder a perguntas da AP sobre a origem e o fabricante dessas granadas lançadas por foguetes, dizendo que a guerra em curso com o Hamas os impedia de responder.
A delegação norte-coreana nas Nações Unidas não respondeu imediatamente a um pedido de comentários da AP. No entanto, Pyongyang negou na semana passada, através de sua agência de notícias estatal KCNA, as alegações de que o Hamas tinha usado suas armas como um “boato falso e infundado” orquestrado pelos Estados Unidos.
Vídeos e fotos de propaganda do Hamas mostraram seus combatentes com unidades do míssil teleguiado antitanque norte-coreano Bulsae. Jenzen-Jones disse acreditar, com base em imagens de armas empunhadas por militantes do Hamas, que eles também usaram o rifle Tipo 58 da Coreia do Norte, uma variante do rifle de assalto Kalashnikov.
O Irã também baseou alguns de seus mísseis balísticos em variantes norte-coreanas.
A missão iraniana nas Nações Unidas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. As autoridades iranianas há muito apoiam o Hamas e elogiam seu ataque a Israel.
(Com informações da AP)