Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Autoridades egípcias e israelenses autorizaram, na manhã desta quinta-feira (2), que um segundo grupo de pessoas deixe a Faixa de Gaza, território comandado pelo grupo terrorista palestino Hamas, e ingresse no Egito.
Segundo o Itamaraty, não há nenhum cidadão brasileiro entre os 576 estrangeiros que buscam escapar à guerra entre Israel e o Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza.
Segundo o embaixador Alessandro Candeas, constam da lista divulgada esta madrugada cidadãos do Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coréia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Tchade.
Só o grupo norte-americano inclui 400 dos 576 contemplados nesta segunda lista.
A lista anterior foi divulgada no início da madrugada desta quarta-feira (1º), dia em que o primeiro grupo autorizado a deixar Gaza cruzou a fronteira para o Egito.
Além de 500 pessoas portadoras de passaportes estrangeiros, integravam este 1º grupo 81 moradores de Gaza feridos que foram transportados em ambulâncias através da passagem de Rafah.
Neste momento, não há como prever em quanto tempo os brasileiros que pediram auxílio ao governo do Brasil serão autorizados a deixar Gaza.