Mundo

EUA ameaça faculdades com corte de verba por não combater antissemitismo e islamofobia

(Divulgação)

O Departamento de Educação dos Estados Unidos emitiu uma carta às escolas e faculdades públicas americanas, alertando-as de que poderão perder financiamento federal se não cumprirem a sua obrigação legal de abordar o antissemitismo e a islamofobia. A medida ocorre em meio a um aumento em tais incidentes desde a eclosão da guerra Israel-Hamas.

O secretário da Educação, Miguel Cardona, disse à CNN que houve um aumento nos incidentes de antissemitismo e islamofobia relatados ao Gabinete de Direitos Civis do seu departamento, com oito ou nove queixas recebidas desde 7 de outubro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora Cardona enfatize que a retenção de fundos não é a primeira resposta que o seu gabinete tomará, ele diz que o fará se a questão for ignorada.

“Quero dar apoio a essas universidades, dar orientação. E se houver atos flagrantes, quero ter certeza de que estamos investigando”, diz Cardona. “Em última análise, se tivermos que reter dólares de um campus que se recusa a cumprir, nós o faremos.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Queremos promover a liberdade de expressão e, para ser franco, os campi universitários são onde os estudantes deveriam poder expressar opiniões diferentes. Mas quando se trata de antissemitismo ou islamofobia, isso não tem lugar nos nossos campi universitários ou nas nossas escolas”, diz Cardona.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile