Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta terça-feira (19), o Conselho de Segurança da ONU voltará a tratar sobre a guerra entre Israel e Hamas e provavelmente votará uma resolução apresentada pelos Emirados Árabes Unidos para facilitar a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
A sessão estava marcada para as 15h (17h em Brasília) desta segunda-feira (18), depois foi adiada para 2 horas mais tarde e, por fim, remarcada para hoje.
Os EUA já vetaram 2 vezes, sozinhos, resoluções que pediam um cessar-fogo em Gaza, argumentando, em uma ocasião, que reconheciam o direito de Israel de se defender e, em outra, que exigiam a libertação de todos os reféns mantidos pelo grupo terrorista palestino como condição para o fim dos combates.
A resolução da ONU inclui uma frase que “pede uma cessação urgente e sustentada das hostilidades” para permitir o acesso humanitário: é nesse ponto que os Estados Unidos podem se opor, apoiando Israel, que é contra qualquer tipo de trégua, alegando que isso serviria para o Hamas se rearmar e se organizar.