Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Joe Biden anunciou na sexta-feira (22) que concederia clemência a quase uma dúzia de pessoas que cumpriam longas penas de prisão por delitos não violentos de drogas, como o tráfico de crack. O presidente também anunciou que estava assinando uma proclamação para perdoar certos crimes relacionados à maconha, com base na ação que ele tomou em 2022 para perdoar milhares de americanos que foram condenados por simples porte de maconha.
“A América foi fundada no princípio da igualdade de justiça perante a lei”, disse Biden num comunicado. “As autoridades eleitas de ambos os lados do corredor, os líderes religiosos, os defensores dos direitos civis e os líderes responsáveis pela aplicação da lei concordam que o nosso sistema de justiça criminal pode e deve refletir este valor fundamental que torna as nossas comunidades mais seguras e mais fortes. É por isso que hoje anuncio informações adicionais passos que estou tomando para tornar realidade a promessa de justiça igualitária.”
Das 11 pessoas que terão suas sentenças comutadas, algumas foram condenadas a décadas ou até à prisão perpétua por crimes relacionados ao crack.
“Todos eles seriam elegíveis para receber sentenças significativamente mais baixas se fossem acusados do mesmo crime hoje”, disse Biden em comunicado.
De acordo com um funcionário da Casa Branca, alguns indivíduos receberam sentenças duas vezes mais longas do que provavelmente receberiam agora.
Além disso, Biden emitirá uma proclamação para perdoar crimes adicionais relacionados à maconha relacionados à simples posse e uso da droga de acordo com a lei federal e de Washington, DC.
“Os antecedentes criminais por uso e porte de maconha impuseram barreiras desnecessárias ao emprego, à moradia e às oportunidades educacionais”, disse Biden. “Muitas vidas foram destruídas por causa da nossa abordagem fracassada em relação à maconha. É hora de corrigirmos esses erros”.
Ele também instou as autoridades estaduais a tomarem medidas semelhantes.
“Assim como ninguém deveria estar em uma prisão federal apenas por causa do uso ou porte de maconha, ninguém deveria estar em uma prisão local ou estadual por esse motivo. É por isso que continuo instando os governadores a fazerem o mesmo com em relação às ofensas estatais e aplaudir aqueles que desde então agiram”, disse Biden.