Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Defesa da Rússia reconheceu nesta terça-feira que um projétil russo caiu acidentalmente no território da região de Voronezh, na fronteira com a Ucrânia, sem causar vítimas.
“No dia 2 de janeiro de 2024, por volta das 9h00, horário de Moscou (6h00 GMT), ocorreu uma descarga acidental de munição de um avião durante o voo de uma aeronave das Forças Aeroespaciais sobre a vila de Petropavlovka, na região de Voronezh”, indica a nota do Ministério da Defesa.
A nota esclareceu que o incidente “não causou vítimas”, mas sim danos a “seis casas particulares”.
“Uma comissão está trabalhando no local para avaliar a natureza dos danos e ajudar a reconstruir as casas”, acrescenta o comunicado.
As forças russas atacaram nesta terça-feira com mísseis a capital ucraniana, Kiev, e a cidade de Kharkiv, no noroeste do país.
Repórteres da AFP ouviram mais de uma dúzia de fortes explosões em Kiev na manhã desta terça-feira, enquanto as defesas antiaéreas faziam tremer os edifícios do centro da cidade.
Na cidade oriental de Kharkiv, sofreu “pelo menos quatro ataques” que danificaram edifícios de vários andares e infraestruturas civis no centro, declarou o chefe da administração militar da cidade, Oleg Sinegubov.
A força aérea ucraniana declarou que a Rússia estava lançando mísseis Kindzhal e que se dirigiam mais para a capital, bem como para o sul e oeste.
Como consequência do ataque com mísseis, foram registradas quedas de destroços em pelo menos nove distritos da capital, escreveu o chefe da Administração Militar da cidade, Serguí Popko, em seu canal do Telegram.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschkó, explicou que no distrito de Solomianskí 16 pessoas ficaram feridas após um incêndio em um edifício de vários andares, das quais 15 foram hospitalizadas.
O ataque russo ocorre depois que as forças do Kremlin já atacaram a capital com drones no dia de Ano Novo, sem causar grandes danos nem vítimas, bem como a região de Sumi (noroeste).
Nesta segunda-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que o ataque ucraniano do último sábado contra a cidade fronteiriça de Belgorod, que matou pelo menos 25 pessoas e feriu mais de cem, não ficaria impune.
(Com informações da EFE e AFP)