Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Dois trens do metrô de Nova York colidiram na tarde desta quinta-feira perto da estação da 96ª Street, na cidade de Upper West Side, a noroeste de Manhattan, causando um descarrilamento que deixou mais de 20 feridos e grandes interrupções no serviço durante o horário de pico.
Por volta das 15h00, hora local, um comboio da Linha 1, com cerca de 300 passageiros a bordo, colidiu com um comboio fora de serviço da Metropolitan Transportation Authority (MTA), que transportava quatro trabalhadores. O acidente, que ocorreu em uma área crítica de mudança de linha, fez com que o trem de passageiros saísse parcialmente dos trilhos, segundo imagens postadas nas redes sociais.
Evelyn Aguilar, uma jovem de 19 anos que viajava de trem para casa no Brooklyn, compartilhou sua experiência com o New York Daily News: “Foi realmente assustador. “Os pertences das pessoas voaram pelo ar.”
O presidente do MTA de trânsito da cidade de Nova York, Richard Davey, relatou em uma entrevista coletiva que o trem fora de serviço havia parado devido à ativação de vários cordões de parada de emergência.
“Felizmente não houve feridos graves”, disse Davey, reconhecendo a gravidade do incidente e prometendo uma investigação completa. “Obviamente, dois trens não deveriam colidir um com o outro. “Vamos chegar ao fundo disso.”
Este incidente soma-se a uma série de problemas que o sistema de metrô de Nova Iorque tem enfrentado, incluindo apagões, problemas de sinalização e avarias. O MTA, que tem enfrentado uma crise fiscal exacerbada pela pandemia e pelo declínio do número de passageiros.
A colisão afetou significativamente o serviço nas linhas 1, 2 e 3, causando interrupções em grande parte de Manhattan. As equipes de emergência, incluindo bombeiros e policiais, responderam rapidamente ao local, auxiliando na evacuação dos passageiros e trabalhando durante a noite para restabelecer o serviço, embora a retomada não estivesse garantida para a manhã de sexta-feira.
Os bombeiros ajudaram na evacuação dos passageiros do comboio em serviço, bem como de várias centenas de pessoas de outro comboio que não esteve envolvido mas que teve de parar no túnel devido à colisão.
O NYPD informou que sete passageiros e um tripulante foram levados a hospitais. Pelo menos 20 veículos de emergência estavam no local, incluindo policiais, bombeiros e socorristas do MTA.
(Com informações da Associated Press)