Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Inundações em grande parte da Inglaterra levaram as autoridades a emitir mais de 300 alertas, à medida que rios e canais transbordaram, especialmente no sul e centro do país.
Uma semana de precipitações, agravada pela passagem da tempestade Henk, resultou em centenas de evacuações durante a noite e impacta significativamente o tráfego ferroviário nesta manhã.
A empresa Great Western Railways cancelou as linhas de trem entre Reading e Taunton, e entre Swindon e Bristol, no sudoeste da Inglaterra, até novo aviso.
A Agência Ambiental mantém ativos 304 alertas de inundação (em comparação com 271 no mesmo horário do dia anterior), indicando que transbordamentos são esperados nas próximas horas.
Ao mesmo tempo, são registradas 332 advertências à população, indicando que inundações nesses pontos são “possíveis”.
Um dos incidentes mais graves ocorreu em Nottinghamshire (centro), onde o rio Trent inundou mais de cem residências após atingir seus níveis mais altos em 24 anos.
Além disso, serviços de emergência evacuaram cerca de 50 moradores durante a noite no bairro de Hackney Wick (leste de Londres), quando a água de um canal ultrapassou seu leito.
A Agência Ambiental estima que mais de 1.000 propriedades foram inundadas pelas águas esta semana, centenas delas durante a última noite.
Apesar disso, a previsão meteorológica para as próximas horas indica que as chuvas diminuirão, dando lugar a um fim de semana mais seco.
O “alerta amarelo” decretado pela Oficina Meteorológica devido ao temporal foi suspenso.