Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Os senadores republicanos esperam que o ex-presidente Donald Trump vença as prévias de Iowa por uma grande margem, dando-lhe um impulso significativo para vencer as primárias de New Hampshire e conquistar a indicação presidencial do Partido Republicano.
Os legisladores republicanos, incluindo aqueles que apoiam Trump e aqueles que querem que o partido encontre outro candidato em 2024, veem Trump como o grande favorito, embora pensem que a ex-embaixadora das Nações Unidas Nikki Haley ainda tenha uma chance, embora estreita, de contestá-lo.
Os senadores republicanos em grande parte descartaram as chances do governador da Flórida, Ron DeSantis, depois que ele gastou dezenas de milhões de dólares em sua campanha. DeSantis espera se recuperar em Iowa, onde há muito considera um resultado forte como imperativo.
O senador Mitt Romney (R-Utah), o maior crítico de Trump na conferência do Partido Republicano no Senado, espera que uma combinação de fatores favoráveis a Haley possa dar a ela uma chance de vencer Trump, mas ele acha que isso é improvável.
Romney, que concorreu à presidência em 2008 e 2012, prevê que Trump vencerá por uma grande margem em Iowa, dando-lhe ainda mais impulso antes das primárias seguintes.
“Trump vencerá por uma grande margem”, disse Romney quando solicitado a prever os resultados. “Acho que Nikki Haley provavelmente conquistará o segundo lugar” em Iowa e “tem boas chances de vencer em New Hampshire”, acrescentou.
Pesquisas recentes mostram que Trump está à frente de Haley por uma média de 35 pontos em Iowa. Ela e DeSantis estão lado a lado no estado.
As primárias de New Hampshire seguirão rapidamente Iowa em 23 de janeiro. Os candidatos então competirão nas primárias de Nevada em 8 de fevereiro e nas primárias da Carolina do Sul em 24 de fevereiro.
Mas Romney disse que mesmo que Haley consiga vencer em New Hampshire, há “uma chance muito pequena de ela se tornar a indicada”. Ele descreveu Trump como estando “no lugar do pássaro-gato”.