Mundo

Papa Francisco critica “globalização da indiferença”: ‘Modelo de crescimento que nos divide e rouba nosso futuro’

Foto: Reprodução/Redes sociais

Em mensagem divulgada nesta quinta-feira (1º), o Papa Francisco voltou a criticar a pobreza que afeta milhares de pessoas globalmente e fez um apelo por novos modelos de desenvolvimento.

O apelo foi feito na mensagem para a Quaresma 2024, sob o tema “Através do deserto Deus nos guia para a liberdade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O líder da Igreja Católica alertou na mensagem sobre um “modelo de crescimento que nos divide e rouba nosso futuro”, no que chama de “uma dominação que nos deixa exaustos e insensíveis”.

“A terra, o ar e a água estão poluídos por ela, mas as almas também estão contaminadas por tal domínio. Embora a nossa libertação tenha começado com o batismo, permanece em nós uma nostalgia inexplicável da escravatura. É como uma atração pela segurança das coisas já vistas, em detrimento da liberdade”, ressaltou Francisco.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O pontífice afirmou que “o êxodo da escravidão para a liberdade não é um caminho abstrato” e o 1º passo é querer ver a realidade para que a nossa Quaresma também seja concreta.

Francisco também voltou a alertar contra a “globalização da indiferença”, lembrando de sua viagem à ilha de Lampedusa, no sul da Itália, em 2023, quando deixou duas perguntas, que se tornam cada vez mais atuais: “Onde você está?” e “Onde está seu irmão?”, passagens do primeiro livro da Bíblia, o Gênesis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Ainda hoje o grito de muitos irmãos e irmãs oprimidos chega ao céu. Perguntemo-nos: e chega também a nós? Mexe conosco? Nos comove?”, questionou o Papa.

De acordo com o Francisco, “há muitos fatores que nos afastam uns dos outros, negando a fraternidade que originariamente nos une”, e “o caminho quaresmal será concreto se, ouvindo-os novamente, confessarmos que hoje ainda estamos sob o domínio do Faraó”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile