Mundo

Como está a saúde do Papa Francisco

O Papa Francisco afirmou neste sábado que está com bronquite e preferiu que um colaborador lesse seu discurso durante a inauguração do ano judicial do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano, depois de passar vários dias com gripe e ter ido ao hospital para alguns exames médicos.

“Preparei um discurso, mas como vocês podem ver, não consigo ler devido à bronquite. Pedi ao (monsenhor Filippo) Ciampanelli que o lesse”, disse o Papa, com a voz afetada. Apesar disso, ele manteve sua agenda para o dia, com várias audiências além da inauguração judicial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Francisco, ainda cansado pela gripe que tem enfrentado nos últimos dias, dirigiu algumas palavras de saudação, mas depois deixou que monsenhor Ciampanelli lesse o discurso preparado.

Na sexta-feira, também foi este colaborador quem leu os discursos, embora todos os eventos planejados tenham sido mantidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, confirmou na quinta-feira que o Papa “está bem” e os exames que ele fez no hospital Gemelli, na Ilha Tiberina, no centro de Roma, foram “rotineiros” após passar vários dias com gripe.

“O Santo Padre está bem, eu o vi ontem à noite, fez uma visita de rotina e me disse que não tem nenhum problema e que também se recuperou da gripe”, afirmou Parolin em declarações à TV2000.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na segunda-feira passada, o Vaticano informou que os “leves sintomas de gripe persistem, embora sem febre”, mas que, por precaução, as audiências planejadas foram suspensas.

O pontífice celebrou no domingo passado a tradicional oração do Angelus, aparecendo à janela do Palácio Apostólico e leu com voz firme diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No final de novembro, o Papa sofreu de bronquite, o que o levou a cancelar alguns compromissos e a celebrar o Angelus em privado, além de ser substituído por um colaborador para ler seus discursos.

Para permitir sua recuperação, o Papa argentino cancelou a viagem planejada no início de dezembro para Dubai para participar da cúpula do Clima.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas depois ele se recuperou completamente e até compareceu à Praça da Espanha para a homenagem tradicional à Virgem Imaculada.

O Papa Francisco recebeu Olof Scholz

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Papa Francisco recebeu o chanceler alemão, Olof Scholz, em uma audiência privada no Vaticano que durou mais de meia hora e durante a qual o mandatário presenteou o pontífice com a bola oficial da Eurocopa, que será disputada na Alemanha dentro de alguns meses.

O encontro entre os dois, após o qual Scholz participará do Congresso do Partido dos Socialistas Europeus (PSE) em Roma, durou cerca de 35 minutos, começando às 10h55 locais (9h55 GMT) e terminando às 11h30 (10h30 GMT), informou o Vaticano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Papa Francisco doou ao chanceler a obra de bronze intitulada “Amor Social”, que representa uma criança ajudando outra a se levantar, com a inscrição “Amar Ajudar”; bem como os volumes dos documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020.

Por sua vez, Scholz presenteou-o com a bola oficial da UEFA Euro 2024, que será realizada na Alemanha de 14 de junho a 14 de julho do próximo ano, e uma figura de um urso de porcelana com o escudo da República Federal da Alemanha.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Antes de se encontrar com o Papa, Scholz teve uma reunião bilateral com o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, na qual ambos discutiram “novas formas de continuar apoiando” a Ucrânia “diante da agressão russa”, à margem do Congresso do Partido dos Socialistas Europeus (PSE) em Roma.

(Com informações da EFE)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile