Mundo

Alemanha acusa Irã de levar Oriente Médio “à beira do precipício”

Foto - Tom por Pixabay

No domingo (14), a Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, acusou o Irã de deliberadamente levar o Oriente Médio “à beira do abismo”, ao lançar uma miríade de foguetes, drones e mísseis contra Israel, país com o qual Berlim mantém uma forte aliança.

No sábado à noite (13), o Irã lançou um extenso ataque contra o território israelense utilizando centenas de drones e mísseis. Apesar dos esforços defensivos de Israel, uma parcela significativa dos projéteis foi interceptada, conforme relatado por Tel Aviv.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo iraniano justificou esses ataques como uma resposta ao bombardeio de seu consulado em Damasco, capital da Síria, que resultou na morte de militares da Guarda Revolucionária Iraniana. Teerã culpou Israel pelo ataque ao consulado. Esse ataque sem precedentes, que resultou em ferimentos graves em uma pessoa e oito feridos leves, gerou condenações intensas em todo o mundo e apelos à moderação.

Durante uma intervenção em Frankfurt, Annalena Baerbock afirmou que o regime iraniano “quase levou toda uma região ao caos” e instou todos os envolvidos na região a agirem com cautela, enfatizando a necessidade de interromper a espiral de escalada. Suas declarações ocorreram enquanto o Chanceler alemão, Olaf Scholz, estava em visita à China, onde também pediu moderação de todas as partes após os ataques iranianos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Apelamos a todos, especialmente ao Irã, para que não continuem nesse caminho”, afirmou Scholz à imprensa. O Chanceler denunciou uma “grave escalada” das tensões no Oriente Médio e expressou solidariedade com Israel.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile