Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O escritor norte-americano Paul Auster faleceu aos 77 anos na terça-feira (30/4), após complicações relacionadas ao câncer de pulmão que enfrentava. Autor de 34 livros, incluindo obras reconhecidas como a Trilogia de Nova Iorque, Leviatã e 4 3 2 1, Auster alcançou destaque tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
Conhecido por sua abordagem autoral e uso frequente de coincidências nas tramas, Auster foi descrito pela romancista Joyce Carol Oates como um escritor de “ficção pós-modernista altamente estilizada e peculiarmente enigmática”, onde os narradores frequentemente são pouco confiáveis e a trama se mantém em constante evolução.
Nascido em 1947 em Newark, Nova Jersey, Auster estudou na Universidade de Columbia e viveu em Paris durante os anos 1970, onde teve um relacionamento com a também escritora Lydia Davis. Ele retornou aos Estados Unidos em 1974, casou-se com Davis e tiveram um filho, Daniel, antes de se separarem. Posteriormente, casou-se com a escritora Siri Hustvedt em 1981, com quem teve uma filha chamada Sophie, que é cantora e atriz.
Em abril de 2022, o filho de Auster, Daniel, faleceu de overdose de drogas, em um evento que também resultou na morte da filha dele. Em março de 2023, Hustvedt revelou que o marido estava lutando contra o câncer. Auster completou seu último romance, intitulado Baumgartner, sobre um escritor viúvo septuagenário, que foi publicado em outubro do mesmo ano.
Ele deixa sua esposa Hustvedt, sua filha Sophie, sua irmã Janet e um neto.