Mundo

Lula decide não comparecer à Cúpula da Paz sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não comparecer à Cúpula da Paz na Ucrânia, que será realizada nos dias 15 e 16 de junho, na Suíça. Entre os também convidados estão a China, a África do Sul e outras dezenas de nações. No entanto, a Rússia foi excluída do evento.

O governo suíço expressou o desejo de incluir o líder petista em um encontro presencial entre o chanceler Ignacio Cassis e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em 30 de abril. Além disso, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estendeu um convite a Lula para participar da cúpula durante uma entrevista à CNN Brasil em 18 de abril, em Kiev.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com fontes diplomáticas consultadas pela emissora, Lula e Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, se reuniram esta semana e decidiram que a delegação que vai representar o Brasil na cúpula não será chefiada pelo presidente. Porém, ainda não foi definido quem ocupará esse papel.

Na visão de Lula e do Itamaraty, não faz sentido a participação do líder brasileiro em uma cúpula que não envolve os dois lados em guerra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile