Mundo

EUA acompanham situação após pouso forçado de helicóptero com presidente do Irã

(Official White House Photo by Adam Schultz)

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O governo dos Estados Unidos afirmou que está “acompanhando de perto” os relatos do “acidente forçado” do helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisí, no noroeste do país.

“Estamos acompanhando de perto os relatos sobre o pouso forçado de um helicóptero no Irã que transportava o presidente iraniano e o ministro das Relações Exteriores”, disse o Departamento de Estado em um comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

E acrescentou: “Não temos mais comentários no momento”.

O helicóptero que transportava Raisí junto com o ministro das Relações Exteriores, Hosein Amir Abdolahian, e o governador do Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, está desaparecido após realizar um “pouso forçado” no noroeste do país, e o estado do presidente e de seus acompanhantes é desconhecido. A mídia iraniana não ofereceu informações sobre a condição de Raisí, mas um funcionário afirmou que as vidas do presidente e do chanceler “estão em risco após o acidente”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Continuamos esperançosos, mas as informações provenientes do local do acidente são muito preocupantes”, declarou um funcionário iraniano à Reuters.

Operações de resgate

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades não explicaram a causa do “pouso forçado” e iniciaram uma operação com 40 equipes para localizar o helicóptero em que Raisí viajava, sem sucesso até agora devido à situação climática adversa.

As equipes de resgate ainda não localizaram a aeronave, que se acredita estar nos bosques de Aras Baran, na região de Pir Davoud, na província de Azerbaijão Oriental, uma área montanhosa, com neblina e forte névoa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A televisão estatal iraniana mostrou imagens das equipes de resgate nas operações de busca. Veículos off-road dirigindo por estradas rurais com muita névoa e grupos de pessoas em um local aparentemente montanhoso.

Um helicóptero foi enviado para a área, mas teve que retornar devido à densa névoa, fazendo com que as operações de resgate fossem realizadas por terra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Raisí havia inaugurado neste domingo uma barragem junto com seu homólogo azerbaijano, Ilham Alíev, na fronteira entre os dois países, um projeto que os mandatários qualificaram como um avanço nas relações bilaterais.

O presidente ultraconservador chegou ao poder em 2021, após vencer as eleições presidenciais com a participação mais baixa da história da República Islâmica.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante seu governo, a repressão contra ativistas, mulheres e críticos do regime se intensificou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile