Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Dez pessoas ficaram feridas quando um avião da Qatar Airways, que voava de Doha para Dublin no domingo, enfrentou turbulência, informaram as autoridades aeroportuárias. Oito dos feridos foram hospitalizados.
O aeroporto de Dublin disse em comunicado que o voo QR017, um Boeing 787 Dreamliner, pousou sem problemas antes da 1:00 da tarde (1200 GMT).
Detalhou que ao pousar, o avião foi recebido pelos serviços de emergência, incluindo a polícia do aeroporto e equipes de bombeiros e socorristas, “porque seis passageiros e seis membros da tripulação… relataram ter sofrido lesões após o avião enfrentar turbulência sobre a Turquia”.
O aeroporto indicou que todos os passageiros foram avaliados quanto a lesões a bordo do avião e que oito foram levados ao hospital.
O passageiro Paul Mocc disse à emissora irlandesa RTE que viu “pessoas batendo no teto” e comida e bebida voando por todo lado.
Outra passageira, Emma Rose Power, disse à RTE que após a turbulência, “algumas das comissárias de bordo que vi tinham arranhões no rosto, estavam com gelo no rosto. Havia uma menina com um braço engessado”.
A Qatar Airways declarou em comunicado que “um pequeno número de passageiros e membros da tripulação sofreram ferimentos leves durante o voo e estão recebendo atendimento médico”.
Ressaltou que “o assunto está agora sujeito a uma investigação interna”.
Através de um tweet publicado ontem, o aeroporto de Dublin comunicou que o voo de retorno a Doha (voo QR018) estava previsto para operar normalmente naquela tarde, embora com atraso.
E assegurou que as operações de voo no aeroporto “não foram afetadas e continuam normalmente nesta tarde”.
Turbulências fatais
O incidente ocorre cinco dias depois que um britânico morreu, aparentemente de um ataque cardíaco, e dezenas de pessoas ficaram feridas quando um voo da Singapore Airlines de Londres enfrentou forte turbulência.
“Lamentamos profundamente a experiência traumática que nossos passageiros e tripulação tiveram neste voo. Estamos fornecendo toda a assistência necessária durante este momento difícil”, disse a companhia aérea.
Os dados de rastreamento de voo sugeriram que o avião caiu mais de 1.800 metros (6.000 pés) em apenas cinco minutos sobre o Mar de Andaman.
O incidente ocorreu enquanto partes da Tailândia eram atingidas por tempestades elétricas no início da temporada anual de chuvas no país.
O ministro dos Transportes de Singapura, Chee Hong Tat, disse em uma postagem no Facebook que estava “profundamente entristecido” pelo incidente e ofereceu suas condolências à família da vítima fatal.
Embora as mortes relacionadas à turbulência sejam raras, os ferimentos têm se acumulado ao longo dos anos. Alguns meteorologistas e analistas de aviação apontam que os relatos de encontros com turbulência também têm aumentado e destacam as possíveis repercussões que a mudança climática pode ter nas condições de voo.
(com informações da AP)