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Caixas pretas revelam detalhes de queda brusca de avião da Singapore Airlines que resultou em uma morte e dezenas de feridos

Stringer

Uma queda de 54 metros em 4,6 segundos. Este é o principal registro que explica as lesões sofridas pelos passageiros e tripulantes que não estavam usando cinto de segurança durante o voo SQ321 da Singapore Airlines, de acordo com o relatório preliminar do incidente.

O avião, um Boeing 777 que cobria a rota entre Londres e Singapura no dia 21, estava sobrevoando o sul de Mianmar (Birmânia) quando entrou em uma área de turbulência.

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Enquanto os pilotos, que ativaram o sinal de “apertar os cintos”, tentavam controlar a velocidade e altitude da aeronave, o aparelho sofreu uma mudança “rápida na força gravitacional” que fez com que “os ocupantes que não estavam com o cinto de segurança afivelado fossem arremessados para fora”.

“Rápidas mudanças na força gravitacional durante 4,6 segundos resultaram em uma perda de altitude de 178 pés (54 metros). Essa sequência de eventos provavelmente causou as lesões à tripulação e aos passageiros”, afirma o relatório publicado pelo Ministério de Transporte de Cingapura.

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Após a equipe de cabine informar aos pilotos que havia feridos entre os passageiros, estes decidiram mudar de rota e solicitar um pouso de emergência no aeroporto de Suvarnabhumi, em Bangkok.

Um britânico de 73 anos morreu a bordo devido a um ataque cardíaco, enquanto os feridos foram tratados de suas respectivas lesões em hospitais da capital tailandesa.

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De acordo com o último boletim de saúde, publicado na terça-feira pela companhia aérea, um total de 28 passageiros, incluindo um espanhol, permanecem hospitalizados.

As autoridades de Cingapura detalharam a cronologia do incidente após analisar os dados armazenados no gravador de dados de voo e no gravador de voz da cabine da aeronave – conhecidos como caixas pretas -, em uma investigação que também contou com representantes das autoridades americanas e da empresa Boeing.

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Este é o primeiro acidente da Singapore Airlines com mortes desde a tragédia do SQ006 em 2000, que se chocou ao decolar da pista errada de Taiwan durante um monção, causando 83 mortes dos 179 a bordo.

Vários feridos precisam de cirurgias na coluna

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Muitas das pessoas com ferimentos mais graves que estavam no voo da Singapore Airlines, que sofreu graves turbulências, precisam de cirurgias na coluna, disse um hospital de Bangkok.

Um funcionário de relações públicas do Hospital Samitivej Srinakarin, que tratou mais de 100 pessoas feridas pela terrível experiência, disse à The Associated Press que outros hospitais locais foram solicitados a disponibilizar seus melhores especialistas para ajudar nos tratamentos. Ele pediu para não ser identificado devido à política do hospital.

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Os passageiros descreveram o “puro terror” do avião tremendo, objetos soltos voando e pessoas feridas paralisadas no chão do avião.

Em um dos últimos relatos do caos a bordo, a malaia Amelia Lim, de 43 anos, descreveu ter sido encontrada de cabeça para baixo no chão.

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“Eu estava tão assustada… Eu podia ver tantas pessoas no chão, todas sangrando. Havia sangue no chão e também nas pessoas”, disse ao jornal online Malay Mail.

A mulher sentada ao lado dela estava “imóvel no corredor e incapaz de se mover, provavelmente estava sofrendo uma lesão no quadril ou na coluna”, acrescentou.

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Entre os pacientes na UTI estavam seis britânicos, seis malaios, três australianos, dois cingapurianos e uma pessoa de Hong Kong, Nova Zelândia e Filipinas, disse o Hospital Samitivej Srinakarin. Disse que prestou atendimento médico a um total de 104 pessoas.

As autoridades tailandesas disseram que o britânico que morreu possivelmente teve um ataque cardíaco. Os passageiros descreveram como a tripulação do voo tentou reanimá-lo com RCP por cerca de 20 minutos.

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A maioria das pessoas associa turbulências com tempestades fortes, mas o tipo mais perigoso é chamado de turbulência de ar claro. A cizânia do vento pode ocorrer em cirros tênues ou até mesmo em ar claro perto de tempestades elétricas, já que as diferenças de temperatura e pressão criam correntes de ar poderosas e em movimento rápido.

Segundo um relatório de 2021 da National Transportation Safety Board dos EUA, as turbulências representaram 37,6% de todos os acidentes nas maiores companhias aéreas comerciais entre 2009 e 2018. A Federal Aviation Administration, outra agência do governo dos EUA, disse que houve 146 lesões graves por turbulências de 2009 a 2021.

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(Com informações da EFE e AP)

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