Mundo

A reação de Joe Biden após condenação de Donald Trump

(Divulgação)

Donald Trump foi declarado culpado na quinta-feira de 34 acusações de crimes graves em seu julgamento criminal por pagamento de dinheiro secreto. Foi a primeira vez que um ex-presidente dos Estados Unidos foi julgado ou condenado em um caso penal, e foi a primeira das quatro acusações de Trump a chegar a julgamento.

No entanto, essa condenação não afetaria a capacidade legal de Trump de se candidatar à presidência, já que a Constituição não proíbe criminosos de se candidatarem a cargos públicos. Por isso, Joe Biden aproveitou a oportunidade para convocar os americanos a votar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Só há uma maneira de manter Donald Trump fora do Salão Oval: nas urnas. Doe para nossa campanha hoje”, publicou na rede social X.

A condenação de Donald Trump por um tribunal de Nova York demonstra que “ninguém está acima da lei”, afirmou na quinta-feira a campanha de seu rival eleitoral.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Hoje, em Nova York, vimos que ninguém está acima da lei”, disse em um comunicado Michael Tyler, diretor de comunicações da campanha Biden-Harris. “Mas o veredicto de hoje não muda o fato de que o povo americano enfrenta uma realidade simples. Ainda há apenas uma maneira de manter Donald Trump fora do Salão Oval: nas urnas”, reforçou.

Trump enfrenta outras três acusações de crimes graves, mas o caso de Nova York pode ser o único que chegue a uma conclusão antes das eleições de novembro, o que aumenta a importância do resultado. Embora as implicações legais e históricas do veredicto sejam evidentes, as consequências políticas são menos claras, dado seu potencial para reforçar, em vez de remodelar, opiniões já formadas sobre Trump.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para outro candidato em outra época, uma sentença penal poderia condenar sua carreira presidencial, mas a carreira política de Trump resistiu a dois processos de impeachment, acusações de abuso sexual, investigações sobre tudo, desde possíveis vínculos com a Rússia até conspirações para anular uma eleição, e histórias pessoalmente lascivas, incluindo a aparição de uma gravação na qual ele se gabava de agarrar os genitais das mulheres.

Além disso, os eleitores conhecem as acusações gerais do caso há anos e, embora sejam de mau gosto, geralmente são consideradas menos graves do que as acusações que enfrenta em outros três casos que o acusam de subverter a democracia americana e lidar mal com segredos de segurança nacional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ainda assim, o veredicto dá ao presidente Joe Biden e a seus colegas democratas espaço para reforçar os argumentos de que Trump não é apto para o cargo, mesmo quando fornece material para que o presumível candidato republicano avance com suas afirmações infundadas de que é vítima de um sistema de justiça penal com motivações políticas contra ele.

(Com informações da AP)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile