Mundo

França frustra plano de ataque terrorista nas Olimpíadas

Foto: COI/Divulgação

No dia 22 de maio, as autoridades da França prenderam um suspeito checheno terrorista acusado de planejar uma “ação violenta” contra um estádio de futebol durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. De acordo com a agência de notícias AP, o homem de 18 anos planejava o ataque em nome do Estado Islâmico (EI) e queria atacar os eventos olímpicos “para morrer e se tornar um mártir”.

O suspeito está sob custódia enquanto a investigação avança. O ministro do interior francês, Gérald Darmanin, disse nesta sexta-feira (31) que o ataque planejado tinha como alvo espectadores e forças policiais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Os primeiros elementos mostram que ele estava preparando ativamente um ataque contra o estádio Geoffroy Guichard”, disse o ministério.

Os Jogos Olímpicos serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto em várias cidades francesas, atraindo uma estimativa de 15 milhões de turistas. Em resposta, a França planeja mobilizar cerca de 45.000 policiais e outros agentes de segurança para garantir a segurança do evento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A segurança foi intensificada após o trágico ataque a tiros em uma casa de shows em Moscou, ocorrido em 22 de março, que resultou na morte de 137 pessoas e deixou 152 feridos. Este incidente elevou o nível de alerta na França ao máximo, levando as autoridades a redobrar os esforços para prevenir qualquer ameaça durante os Jogos Olímpicos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile