Mundo

ONU e UE Apoiam Proposta de Cessar-Fogo em Gaza Anunciada por Biden

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta sexta-feira que “espera fervorosamente” que a proposta israelense de cessar-fogo em Gaza, anunciada hoje pelo presidente dos EUA, Joe Biden, “conduza a um acordo entre as partes para uma paz duradoura”.

Em uma breve declaração emitida após perguntas de jornalistas sobre essa proposta, Guterres lembrou que há meses pede três coisas: um cessar-fogo, acesso “pleno e irrestrito” à ajuda humanitária em Gaza e a libertação de todos os reféns detidos pelo Hamas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, saudou nesta sexta-feira o roteiro israelense para um cessar-fogo em Gaza anunciado por Biden como uma “oportunidade significativa” para pôr fim à guerra.

“Concordo plenamente com Biden que a última proposta é uma oportunidade significativa para avançar no sentido de acabar com a guerra e o sofrimento dos civis em Gaza. Esta abordagem em três fases é equilibrada e realista. Agora precisa do apoio de todos os partidos”, declarou a presidente da Comissão Europeia nas redes sociais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A proposta israelense começaria com uma fase de seis semanas de cessar-fogo completo, a libertação de alguns reféns e a retirada parcial do exército israelense.

Durante essas seis semanas, Israel e o Hamas deveriam negociar os detalhes da segunda fase, que envolveria “o fim permanente das hostilidades”, a libertação do restante dos reféns, incluindo soldados, e a retirada do exército israelense da Faixa de Gaza, detalhou Biden.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segundo o presidente dos EUA, essa segunda fase exigiria uma negociação muito intensa, para que “o cessar-fogo continue em vigor enquanto as conversações se mantiverem”, disse.

A terceira e última fase incluiria um “grande plano de reconstrução” para o enclave palestino e a devolução dos corpos dos reféns assassinados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Hamas avalia proposta “positivamente”

O grupo terrorista palestino afirmou nesta sexta-feira que avaliou positivamente o conteúdo da proposta anunciada por Biden para um cessar-fogo permanente em Gaza.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O Hamas confirma sua vontade de lidar de forma positiva e construtiva com qualquer proposta baseada em um cessar-fogo permanente e na retirada completa (das forças israelenses) da Faixa de Gaza, na reconstrução (de Gaza) e no retorno dos deslocados aos seus lares, juntamente com o cumprimento de um autêntico acordo de troca de prisioneiros se a ocupação anunciar claramente seu compromisso com esse acordo”, afirmou o grupo em comunicado.

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou anteriormente que Israel autorizou os negociadores a apresentar um acordo de trégua em Gaza depois que Biden revelou detalhes do plano de cessar-fogo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades de saúde palestinas estimam que mais de 36.280 pessoas morreram em Gaza desde que Israel atacou o enclave em resposta a um ataque do Hamas em 7 de outubro no sul de Israel. O ataque do Hamas matou cerca de 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses.

(Com informações da EFE, AFP e Reuters)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile