Mundo

Partido de Nelson Mandela pode perder maioria pela 1ª vez na África do Sul

Foto: Chickenonline/Pixabay

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Os primeiros resultados das eleições mais competitivas na África do Sul em três décadas foram anunciados. Com 27% dos distritos eleitorais apurados até agora, o Congresso Nacional Africano (ANC) lidera com 43% dos votos, seguido pela Aliança Democrática (DA), que tem 25%.

Os Combatentes pela Liberdade Econômica (EFF) obtiveram 9% dos votos, enquanto o Partido uMkhonto weSizwe (MK), do ex-presidente Jacob Zuma, aparece com 8%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A previsão é que o resultado final seja divulgado neste fim de semana. As projeções iniciais sugerem que o ANC pode perder a maioria parlamentar pela primeira vez desde a histórica eleição de 1994, quando Nelson Mandela levou o partido à vitória pós-apartheid.

A insatisfação com o ANC é evidente entre muitos eleitores, que atribuem ao partido a responsabilidade pelos altos níveis de corrupção, criminalidade e desemprego no país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com o Conselho de Investigação Científica e Industrial (CSIR) e o site News24, a votação final do ANC pode chegar a 42%, uma queda significativa em relação aos 57% obtidos nas eleições de 2019.

Se confirmada essa previsão, o ANC poderá ser obrigado a formar uma coalizão com outros partidos para garantir a maioria no parlamento. A continuidade de Cyril Ramaphosa como presidente também está em jogo, já que ele pode enfrentar pressão para renunciar se o partido não alcançar pelo menos 45% dos votos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile