Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A Coreia do Norte anunciou neste domingo a suspensão do envio de balões carregados com lixo para a fronteira com a Coreia do Sul. A decisão foi divulgada pelo vice-ministro da Defesa norte-coreano, Kim Kang II, por meio de um comunicado transmitido pela mídia estatal.
Kim afirmou que a Coreia do Sul teve uma “prova” de como é “sujo” e “desperdiçador” lidar com a coleta de lixo, após a Coreia do Norte enviar toneladas de resíduos, incluindo pontas de cigarro, pedaços de pano, papel e vinil. A medida, segundo o vice-ministro, foi uma retaliação às campanhas sul-coreanas que enviam panfletos anti-Coreia do Norte ao território norte-coreano.
Os representantes da Coreia do Norte advertiram que retomarão essa prática caso a Coreia do Sul volte a enviar panfletos com propaganda contrária ao regime norte-coreano.
A tensão entre os dois países aumentou quando a Coreia do Norte começou a enviar o lixo através dos balões. Em resposta, o gabinete do presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, ameaçou adotar medidas “insuportáveis” contra o Norte, que poderiam incluir a utilização de alto-falantes para propagandas estridentes na fronteira. As autoridades sul-coreanas classificaram o envio de balões com lixo e o bloqueio simultâneo do GPS como um “ato irracional de provocação”.
Desde a década de 1950, quando a Coreia do Norte invadiu o sul com o objetivo de reunificar a península sob um regime comunista, as duas nações vivem em um estado de constante tensão e conflito.