Mundo

Navios de guerra russos, incluindo submarino nuclear, atracarão em Cuba na próxima semana

Foto: Criador de Imagens do Bing

Um grupo de navios de guerra russos, incluindo um submarino com propulsão nuclear, visitará Cuba na próxima semana como parte de “relações historicamente amistosas”. O anúncio foi feito pela ditadura comunista de Cuba na quinta-feira (06).

A “fragata Gorshkov russa, o submarino nuclear Kazan, o petroleiro da frota Pashin e o rebocador de resgate Nikolai Chiker” visitarão o porto de Havana entre 12 e 17 de junho, de acordo com as Forças Armadas Revolucionárias Cubanas em comunicado publicado por o Itamaraty de Cuba.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Cuba alega que nenhum dos navios transporta armas nucleares e insiste que a sua escala não representa uma ameaça para a região. “As visitas de unidades navais de outros países são uma prática histórica do governo revolucionário com nações que mantêm relações de amizade e colaboração”, acrescenta o comunicado.

Navios da Marinha Russa voltam a ser enviados para Cuba, reafirmando a aliança histórica entre os dois países. Durante a Guerra Fria, Cuba foi um aliado crucial da União Soviética e chegou a abrigar mísseis nucleares soviéticos durante a crise dos mísseis de 1962.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em julho passado, o navio de treinamento da Marinha Russa, Perekop, fez uma visita de quatro dias a Havana. No entanto, a atual visita é considerada a maior do gênero em anos.

Esse movimento ocorre poucos dias após o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizar a Ucrânia a realizar ataques limitados dentro do território russo utilizando munições americanas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em resposta a essa decisão, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que “fornecer armas a uma zona de conflito é sempre uma coisa má”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile