Mundo

Partidos Conservadores Lideram Resultados nas Eleições Europeias na Grécia e Bulgária

@PanAmPost_es

O partido conservador do primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, Nova Democracia, aparece como líder nas eleições europeias deste domingo em seu país, de acordo com pesquisas de boca de urna divulgadas pelo canal ERT. Com uma estimativa entre 28% e 32% dos votos, a Nova Democracia está à frente das demais formações políticas.

Em segundo lugar, a formação de esquerda Syriza apresenta uma porcentagem entre 15,2% e 18,2% dos votos, seguida pelo partido socialista Pasok, com entre 10,9% e 13,9%, segundo as pesquisas da emissora pública grega.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os resultados indicam ainda o partido comunista KKE, com entre 7,9% e 10,3% dos votos, e o partido nacionalista Eleniki Lysi (Solução Grega), com entre 7,6% e 10%.

Na Bulgária, o partido do ex-primeiro-ministro conservador Boiko Borisov liderou as sextas eleições parlamentares do país em três anos. As projeções mostram que o bloco GERB, de Borisov, deve alcançar entre 26% e 28% dos votos, superando a coalizão reformista PP-DB, que caiu para cerca de 15%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, na Alemanha, as pesquisas de boca de urna indicam uma dura derrota para a coalizão liderada pelo chanceler Olaf Scholz nas eleições europeias. Os social-democratas teriam seu pior resultado histórico, com 14% dos votos, atrás da AfD, que obteve entre 16% e 16,5%, e do bloco conservador CDU-CSU, com 29,5%.

A situação coloca pressão adicional sobre a coalizão de Scholz, em meio às eleições regionais nos estados do leste da Alemanha, onde a AfD deve obter vitórias significativas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo de Scholz enfrentou várias crises desde que assumiu o poder em dezembro de 2021, incluindo a crise energética desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, que afetou a economia alemã. Embora a atividade econômica esteja se recuperando, ainda é considerada frágil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile