Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O líder russo Vladimir Putin planeja visitar a Coreia do Norte para uma estadia de dois dias a partir de terça-feira (17), anunciou o Kremlin. Esta será a 1ª viagem do presidente russo ao país em mais de 2 décadas, destacando um alinhamento crescente que tem gerado preocupações internacionais.
Esta é uma das raras viagens ao exterior para Putin desde que a Rússia iniciou a invasão em grande escala da Ucrânia em 2022.
A visita ocorre em um momento crucial para o líder norte-coreano Kim Jong-un, que não recebeu nenhum outro líder mundial em Pyongyang – uma das capitais mais isoladas politicamente – desde a pandemia de Covid-19.
Espera-se que a visita aprofunde ainda mais a crescente parceria entre as duas nações, baseada na animosidade compartilhada em relação ao Ocidente e na necessidade de Putin de apoio na sua guerra contínua contra a Ucrânia.
Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e outros países acusaram a Coreia do Norte de fornecer ajuda militar significativa à Rússia nos últimos meses.
Observadores têm levantado preocupações de que Moscou possa estar violando sanções internacionais para auxiliar Pyongyang no desenvolvimento de seu nascente programa de satélites militares.
Ambos os países negam que a Coreia do Norte esteja exportando armas para a Rússia.