Mundo

Apagão nacional no Equador deixa 18 milhões de pessoas sem energia

O Equador viveu momentos de apreensão na tarde de quarta-feira (19) após um apagão nacional que afetou cerca de 18 milhões de pessoas. A falha, que teve início às 15h17, atingiu todo o país, impactando o funcionamento de serviços essenciais como metrô, hospitais e escolas.

Segundo o ministro de Obras Públicas, Roberto Luque, a causa do apagão foi uma falha na Linha de Transmissão Milagro Zhoray, que provocou uma desconexão em cascata em escala nacional. Até a tarde desta quinta-feira (20), 95% da energia já havia sido restabelecida no país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com informações do Operador Nacional de Eletricidade do Equador (CENACE), a falha ocorreu na Linha de Transmissão Milagro Zhoray às 15h17, desencadeando uma desconexão em cascata que se propagou por todo o território nacional.

O ministro Luque destacou que o apagão reflete anos de negligência e falta de investimento no setor energético do país, que tem enfrentado uma crise persistente nos últimos meses, com ocorrências frequentes de interrupções no fornecimento de energia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Este evento é um claro reflexo da crise energética que enfrentamos, caracterizada pela falta de investimento tanto na geração quanto na transmissão e distribuição de energia”, lamentou o ministro.

As autoridades equatorianas estão trabalhando para restaurar completamente o fornecimento de energia elétrica e investigar as causas precisas do incidente que levou ao apagão nacional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile