Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A operadora de energia da Ucrânia, Ukrenergo, anunciou que todas as empresas regionais de distribuição de eletricidade implementarão cortes de energia planejados ao longo do dia. A comunicação foi feita via Telegram, e a medida é necessária devido aos severos danos causados à infraestrutura elétrica pelos ataques de Moscou.
De acordo com a Ukrenergo, essas medidas são essenciais porque o consumo de eletricidade aumenta no início da semana e a rede está enfraquecida por “ataques massivos russos”. Nos últimos três meses, as centrais elétricas da Ucrânia foram alvo de oito grandes ataques, conforme relatado pelo Ministério da Energia do país.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o exército russo destruiu metade da capacidade energética da Ucrânia. Em resposta, Kiev está apelando aos seus aliados por ajuda na reconstrução da rede elétrica, um projeto que requer investimentos significativos. A Ucrânia também aguarda mais equipamentos de defesa aérea para combater os bombardeios russos.
Rússia Acusa EUA após Ataque na Crimeia
Enquanto a população ucraniana lida com os cortes de energia, a Rússia acusou neste domingo os Estados Unidos de serem “responsáveis” por um ataque ucraniano que matou três pessoas e feriu cerca de cem na Crimeia, península anexada por Moscou. A Rússia denuncia o uso de mísseis ATACMS americanos fornecidos a Kiev na operação.
“A responsabilidade pelo ataque deliberado com mísseis contra civis em Sebastopol cabe principalmente a Washington, que forneceu estas armas à Ucrânia, bem como às autoridades de Kiev”, afirmou o Ministério da Defesa russo em um comunicado. “Essas ações não ficarão sem resposta”, acrescentou.
Sebastopol, uma importante cidade portuária e sede do quartel-general da frota russa no Mar Negro, é frequentemente alvo de ataques. Segundo o exército russo, cinco mísseis ATACMS de longo alcance foram lançados pelas forças ucranianas, dos quais quatro foram “interceptados”.
Em abril, Washington anunciou o envio desse tipo de míssil para a Ucrânia, que há muito solicitava o armamento para poder atacar atrás da linha de frente. Nem a Ucrânia nem os Estados Unidos comentaram sobre o ataque a Sebastopol.
Simultaneamente, ataques russos deixaram um morto e dez feridos, incluindo dois adolescentes, em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, conforme informado pelo governador regional, Oleg Synegoubov. Moscou nega ter como alvo civis na Ucrânia e afirma que ataca apenas estruturas militares.
Com informações da AFP