Mundo

Turquia prende pelo menos 15 manifestantes em Parada do Orgulho LGBT

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

A polícia turca prendeu pelo menos 15 manifestantes em Istambul neste domingo (30) por participarem de uma manifestação do Orgulho LGBT que foi proibida. Segundo uma testemunha relatou à Reuters, a polícia revistou as ruas e chegou ao local depois que os participantes já haviam se dispersado. As autoridades policiais não fizeram comentários sobre o incidente.

O Gabinete do Governador de Istambul anunciou no início do domingo que a Parada do Orgulho não seria permitida. Para evitar que o evento acontecesse, a polícia turca bloqueou o centro da cidade, fechou estações de metrô e interrompeu o tráfego nas principais vias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Partido AK, com raízes islâmicas e liderado pelo presidente Tayyip Erdogan, intensificou sua postura contra a comunidade LGBT ao longo da última década, proibindo as paradas do orgulho desde 2015 sob a alegação de “razões de segurança”.

O Gabinete do Governador de Istambul declarou as organizações que convocaram a Parada do Orgulho como ilegais. A polícia realizou buscas nas ruas em busca de manifestantes, resultando na detenção de pelo menos 15 pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile