Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Reino Unido está “pronto para a mudança”, afirmou na madrugada desta sexta-feira o líder trabalhista, Keir Starmer, futuro primeiro-ministro britânico após a vitória de seu partido nas eleições do país, segundo as pesquisas de boca de urna.
“Os eleitores falaram e estão prontos para a mudança, para pôr fim à política de espetáculo e voltar à política como um serviço à cidadania”, declarou o ex-advogado especializado em direitos humanos, de 61 anos, em um discurso após sua reeleição como deputado em seu distrito no norte de Londres.
Starmer destacou que buscará a “renovação nacional” após o Partido Trabalhista, com a contagem parcial dos resultados, ter superado oficialmente a marca de 326 assentos, dos 650 em disputa na Câmara dos Comuns, garantindo a maioria absoluta.
“Nossa tarefa é nada menos que renovar as ideias que mantêm a unidade do nosso país”, acrescentou.
“Conseguimos!”, declarou Starmer, que desde sua chegada à liderança do trabalhismo em 2020 se esforçou para remodelar o partido, reorientando-o para o centro, a única maneira, segundo ele, de voltar ao poder.
“As vitórias eleitorais não caem do céu, são conquistadas com dificuldade, lutando muito, e isso só poderia ser alcançado por um Partido Trabalhista transformado”, insistiu.
“A mudança começa agora”, prometeu Starmer, destacando que a vitória dos trabalhistas também se deve ao descontentamento com os conservadores, especialmente com o aumento do custo de vida, em parte devido às consequências econômicas do Brexit.
“Agora podemos voltar a olhar para o futuro”, disse Starmer, assegurando que iria “colocar a política novamente a serviço da população”, um dos credos de sua campanha.
O líder trabalhista também advertiu que seu futuro governo enfrentará um “trabalho difícil”, “um trabalho paciente, um trabalho decidido”, que começará “imediatamente”.
“Não lhes prometo que será fácil. Mudar um país não se consegue apertando um botão”, apontou, enquanto o Reino Unido vive uma crise de serviços públicos e um contexto orçamentário difícil.
“Hoje iniciamos um novo capítulo, começamos este esforço de mudança, esta missão de renovação nacional, e começamos a reconstruir nosso país”, concluiu.
Interesse comum
Enquanto isso, o presidente do Conselho Europeu, o belga Charles Michel, felicitou nesta sexta-feira o líder trabalhista, Keir Starmer, por sua “histórica” vitória nas eleições legislativas no Reino Unido e convidou o político britânico a colaborar com a UE em questões de “interesse comum”, como segurança, energia e migração.
“Parabéns, Keir Starmer, pela histórica vitória eleitoral no Reino Unido. A União Europeia e o Reino Unido são parceiros cruciais que cooperam em todas as áreas de interesse mútuo para nossos cidadãos”, publicou Michel na rede social X.
O presidente do Conselho Europeu acrescentou que espera trabalhar com o governo que Starmer formar “neste novo ciclo para o Reino Unido”.
“Nos vemos em breve na reunião da Comunidade Política Europeia em 18 de julho no Reino Unido, onde discutiremos desafios comuns, incluindo estabilidade, segurança, energia e migração”, concluiu Michel.
(Com informações da EFE)