O Governo do Canadá planeja lançar novos programas destinados a incentivar a contratação de cuidadores estrangeiros no país. Segundo o Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC), mais de 15 mil imigrantes que assumirem esse papel serão admitidos como residentes permanentes até 2026.
Essas iniciativas visam atender à crescente demanda por cuidados domiciliares na diversificada população canadense. Os cuidadores contratados terão a responsabilidade de cuidar de crianças, idosos e pessoas com deficiência diretamente em suas residências.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Além disso, poderão trabalhar em organizações que oferecem cuidados temporários ou de meio período para indivíduos semi-independentes ou em recuperação de lesões ou doenças, conforme indicado pelo departamento.
O governo ainda não detalhou o processo de inscrição, mas já definiu critérios preliminares, incluindo proficiência mínima de nível 4 em inglês, baseado nos Canadian Language Benchmarks (CLB), posse de um diploma equivalente ao ensino médio canadense, experiência de trabalho recente e relevante, além de uma oferta de emprego em tempo integral na assistência domiciliar.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Dois programas anteriores de apoio a cuidadores imigrantes foram encerrados em junho, com planos para substituição por essas novas ações, que o governo também estuda tornar permanentes. Em abril, aproximadamente 5,7 mil cuidadores e seus familiares obtiveram residência permanente no Canadá através desses programas, conforme relatado pelo departamento de imigração.