Mundo

Biden Pediu União e Paz Após Tentativa de Assassinato de Trump

(Erin Schaff/The New York Times via AP, Pool)

O presidente Biden fez um pronunciamento direto à nação neste domingo à noite, do Salão Oval, abordando a necessidade de “baixar a temperatura” na política americana, após a tentativa de assassinato do ex-presidente Trump.

“Meus compatriotas, quero falar com vocês esta noite sobre a necessidade de baixarmos a temperatura na nossa política”, afirmou Biden. “Lembrem-se, mesmo que possamos discordar, não somos inimigos. Somos vizinhos, amigos, colegas, cidadãos e, mais importante, somos todos americanos. Devemos permanecer unidos.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A tentativa de assassinato de Trump “nos convoca a todos a dar um passo atrás, avaliar onde estamos”, acrescentou.

Biden expressou gratidão pelo fato de Trump estar “bem” e disse que mantém “ele e sua família em nossas orações”. Também estendeu “nossas mais profundas condolências” à família de Corey Comperatore, fatalmente atingido ao proteger sua esposa e filhas dos tiros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente enfatizou que “o desacordo é inevitável na democracia americana” e faz parte da natureza humana, mas incidentes como o tiroteio de sábado não podem ser “normalizados”.

“A política nunca deve ser um campo de batalha literal”, disse Biden, “Deus nos livre – um campo de matança.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Trump foi atingido quando múltiplos tiros foram disparados em direção ao palco de um comício ao ar livre em Butler, Pensilvânia, no sábado. A bala perfurou a parte superior de sua orelha direita antes de o ex-presidente ser retirado às pressas do palco por agentes do Serviço Secreto.

O assassino, identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi morto por um franco-atirador do Serviço Secreto pouco depois de abrir fogo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, Crooks matou um espectador – Comperatore, ex-chefe de bombeiros de Buffalo Township, Pensilvânia.

As autoridades relataram que outras duas pessoas ficaram gravemente feridas no ataque e o FBI está investigando o tiroteio como uma tentativa de assassinato.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esta noite quero falar sobre o que sabemos: um ex-presidente foi baleado. Um cidadão americano foi morto – simplesmente exercendo sua liberdade de apoiar o candidato de sua escolha”, continuou Biden. “Não podemos – não devemos – seguir por este caminho na América.”

Biden defendeu que a política deve ser uma “arena para debates pacíficos, para buscar justiça, para tomar decisões guiadas pela Declaração de Independência e pela nossa Constituição.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Defendemos uma América não de extremismo e fúria, mas de decência e graça”, disse Biden. “Todos nós enfrentamos agora um período de teste à medida que as eleições se aproximam. Quanto maiores os riscos, mais fervorosas se tornam as paixões.”

Biden apontou para o início da Convenção Nacional Republicana na segunda-feira em Milwaukee, Wisconsin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não tenho dúvidas de que eles criticarão meu histórico e apresentarão sua própria visão para este país”, disse Biden. “Estarei viajando esta semana, fazendo o caso pelo nosso histórico e pela visão – minha visão – para o país, nossa visão. Continuarei a falar com firmeza em defesa de nossa democracia; defender nossa Constituição e o estado de direito. Para pedir ação nas urnas, sem violência em nossas ruas. É assim que a democracia deve funcionar.”

Biden afirmou que os partidos precisam “resolver nossas diferenças nas urnas” e pediu aos americanos para “sair de nossos silos”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Vamos lembrar aqui na América que nossa unidade é o mais elusivo de todos os objetivos agora”, disse ele. “Nada é mais importante para nós agora do que permanecer juntos. Nós podemos fazer isso.”

O pronunciamento do Salão Oval foi a segunda oportunidade de Biden de falar sobre a tentativa de assassinato de Trump no domingo. Mais cedo no dia, ele disse que conversou com Trump na noite de sábado e os rivais “tiveram uma conversa curta, mas boa.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante suas observações da tarde na Sala Roosevelt da Casa Branca, Biden prometeu garantir que o Serviço Secreto dos EUA forneça a Trump “todos os recursos, capacidades e medidas de proteção necessárias para garantir sua segurança contínua.”

Biden também disse que “instruiu o chefe do Serviço Secreto a revisar todas as medidas de segurança para a Convenção Nacional Republicana, que está programada para começar amanhã.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Biden disse que está ‘direcionando uma revisão independente da segurança no comício de ontem para avaliar exatamente o que aconteceu, e compartilharemos os resultados dessa revisão independente com o povo americano também.”

“A campanha de Biden na noite de sábado anunciou que pausaria todas as comunicações de saída e retiraria seus anúncios de campanha dirigidos a Trump. A campanha estava no meio de uma blitz de anúncios de US $ 50 milhões neste mês, com anúncios sendo exibidos em todos os principais estados disputados.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile