Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
No domingo, o Papa Francisco expressou sua esperança de que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris ofereçam uma oportunidade para que países em guerra respeitem uma antiga tradição grega e estabeleçam uma trégua durante os Jogos.
“De acordo com a tradição antiga, que os Jogos Olímpicos sejam uma oportunidade para estabelecer uma trégua nas guerras, demonstrando uma sincera vontade de paz”, disse Francisco durante sua oração do Angelus na Praça de São Pedro.
O Papa ressaltou que o esporte também possui “um grande poder social, capaz de unir pacificamente pessoas de diferentes culturas”.
A cerimônia de abertura dos 33º Jogos Olímpicos será realizada em Paris no dia 26 de julho, com a participação de 205 delegações de atletas, que desfilarão em mais de 80 barcos no Sena.
“Espero que este evento possa ser um sinal do mundo inclusivo que desejamos construir e que os atletas, com seu testemunho esportivo, possam ser mensageiros de paz e valiosos modelos para os jovens”, acrescentou Francisco.
O papa, como sempre, pediu aos fiéis que rezem pela paz, lembrando os conflitos em curso ao redor do mundo.
“Não nos esqueçamos da Ucrânia martirizada, Palestina, Israel, Myanmar e muitos outros países em guerra. Não esqueçamos, a guerra é uma derrota”, concluiu.