Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Os democratas acordaram na segunda-feira com uma corrida presidencial transformada, depois que o presidente Biden retirou sua candidatura na tarde de domingo e declarou seu apoio à vice-presidente Harris. Durante seu primeiro pronunciamento nesta segunda-feira (22) após a desistência de Biden, a vice-presidente Kamala Harris elogiou a “honestidade” e a “integridade” de Biden, assim como seu “profundo amor” pelos EUA, que, em sua opinião, o guiaram na decisão de encerrar sua campanha.
“Sua honestidade, sua integridade, seu compromisso com sua fé e sua família, seu grande coração e seu amor, seu profundo amor pelo nosso país, sou testemunha disso todos os dias. Nosso presidente, Joe Biden, luta pelo povo americano e somos profundamente gratos por seu serviço à nossa nação”, disse Harris.
Estas foram as primeiras palavras públicas de Harris desde que Biden anunciou, neste domingo, sua renúncia à reeleição e seu apoio à vice-presidente para que ela seja eleita pelo partido como sua sucessora.
Harris falou em um evento na Casa Branca para reconhecer a temporada das equipes da Associação Nacional Atlética Universitária (NCAA, em inglês), a organização que reúne a maioria dos esportes universitários americanos. Embora as equipes mais famosas da NCAA sejam as de futebol americano ou basquete, das quais surgem a maioria das estrelas da NFL, NBA ou WNBA, como Caitlin Clark este ano, a associação agrupa 24 disciplinas esportivas.
A vice-presidente já participou do mesmo evento no ano passado, que contou com a presença de mais de 1.000 atletas de cerca de cinquenta equipes universitárias na Casa Branca. Este ano, ela substituiu Biden, que ainda está em Delaware se recuperando da Covid. “Ele está se sentindo melhor e se recuperando rapidamente”, disse Harris a respeito.
“Unir o Partido Democrata”
Ontem, em reação à decisão de Biden de se afastar e propô-la como sua sucessora escolhida, Harris declarou: “Estou honrada em contar com o apoio do presidente e minha intenção é merecer e ganhar essa nomeação”.
“Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir nossa nação – para derrotar Donald Trump e sua agenda extrema do Projeto 2025”, disse.
A saída de Biden, provocada pelas preocupações dos democratas sobre sua aptidão para o cargo e de que Harris soube na manhã de domingo, em uma ligação com o presidente, foi uma mudança sísmica na disputa presidencial que abalou os planos cuidadosamente aperfeiçoados dos dois principais partidos políticos para a corrida de 2024.
Biden apoiou Harris após encerrar sua candidatura. “Quero oferecer meu total apoio e respaldo a Kamala para que ela seja a candidata do nosso partido este ano. Democratas: é hora de nos unirmos e derrotarmos Trump. Vamos fazer isso”, disse.