Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à Casa Branca após a renúncia do presidente Joe Biden à reeleição, Kamala Harris, arrecadou cerca de 46,7 milhões de dólares em doações nas primeiras horas como candidata.
Esses números fazem do dia de ontem “o maior dia de arrecadação de fundos do ciclo de 2024”, segundo dados da ActBlue, uma organização americana que serve como plataforma de arrecadação de fundos para políticos. “Os doadores de pequenas quantias estão entusiasmados”, afirmaram em suas redes sociais.
O aumento na arrecadação de fundos, que inclui dinheiro para a campanha de Kamala Harris, assim como para outros candidatos e grupos democratas, reflete um entusiasmo democrata que “não víamos até agora neste ciclo”, explicou a plataforma.
A ActBlue declarou anteriormente que, nas primeiras cinco horas da campanha de Harris, a plataforma já havia arrecadado mais de 27,5 milhões de dólares através de doações de pequenos doadores.
Essas iniciativas também foram refletidas pelo jornal The New York Times, que assegura que os pequenos doadores estão rapidamente se unindo a Harris.
Um exemplo citado é o de David Hogg, ativista pelo controle de armas e sobrevivente do tiroteio em massa de 2018 em Parkland (Flórida), que lançou a seus seguidores nas redes sociais um desafio para arrecadar fundos rapidamente para a nova candidata presidencial.
Hogg disse que seu apelo na rede X conseguiu arrecadar 200.000 dólares em doações em apenas algumas horas.
A decisão de Biden de não buscar a reeleição ocorre após semanas em que os democratas instaram o presidente a se retirar da corrida após uma atuação desastrosa no debate televisivo com o ex-presidente republicano Donald Trump.
Biden e sua equipe de campanha não atenderam aos repetidos apelos de seu partido para que reconsiderasse sair da corrida presidencial até este domingo.
Nas horas que se seguiram ao anúncio de Biden, numerosos democratas apoiaram Harris como sua provável candidata para as eleições de novembro, e ela confirmou que apresentará sua candidatura.
A vice-presidente já oficializou sua candidatura para as próximas eleições.
O comitê de campanha eleitoral de Biden, que contava novamente com Harris como sua “número dois”, modificou na noite de domingo os documentos da Comissão Federal Eleitoral para consolidar a retirada do mandatário da corrida pela Casa Branca em favor de Harris, que ainda precisa reunir os apoios necessários para ganhar a nomeação.
Como vice-presidente, Biden encarregou Harris de assumir algumas das tarefas mais complexas de seu governo, como assegurar as fronteiras do país. Como funcionária que preside o Senado, ela exerceu um número recorde de votos de desempate sobre iniciativas de lei apresentadas pelos democratas, que defendem uma maioria apertada nas duas câmaras do Congresso nas eleições deste ano.
(com informações de EP, AP e EFE)