Mundo

Mundo registra o dia mais quente já visto

(Ilustração/ Gazeta Brasil)

No último domingo (21), o mundo registrou o dia mais quente já documentado, de acordo com o observatório europeu Copernicus. A temperatura média global da superfície atingiu 17,09°C, superando o recorde anterior. A informação foi divulgada nesta terça-feira (23).

Esses dados preliminares indicam um recorde diário histórico desde o início das medições do Copernicus em 1940.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O recorde anterior, registrado em julho de 2023, foi de 17,08°C. Junho de 2024 marca o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor, refletindo uma tendência preocupante: desde junho de 2023, cada mês tem sido mais quente do que o anterior, sinalizando uma clara emergência climática.

O recorde de junho se junta a uma série de altas históricas de temperatura global nos últimos anos. Em 2023, junho já havia sido o mais quente da história, e desde então os recordes foram batidos mês a mês, passando por julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e agora junho novamente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, o número de dias com aquecimento global superior ao limiar politicamente significativo de 1,5°C atingiu um novo máximo. Pela primeira vez, a temperatura média global foi 2°C acima dos níveis pré-industriais.

Julho de 2023 também se destacou como possivelmente o mês mais quente dos últimos 120 mil anos, e setembro daquele ano superou o recorde anterior por 0,5°C.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile