Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um incêndio florestal de rápida propagação nas Montanhas Rochosas canadenses, que forçou 25.000 pessoas a evacuarem, atingiu a cidade de Jasper, devastando até metade de suas estruturas, segundo autoridades.
Não houve relatos imediatos de feridos após a evacuação em massa do resort pitoresco e do parque nacional vizinho, mas o prefeito de Jasper, Richard Ireland, descreveu o impacto como devastador para a comunidade.
Ireland destacou a destruição e a perda como indescritíveis e incompreensíveis, expressando suas mais profundas condolências a todos. A primeira-ministra da província de Alberta, Danielle Smith, informou que entre 30% e 50% das estruturas da cidade podem estar danificadas ou destruídas, e ressaltou que haverá uma reconstrução significativa e um deslocamento considerável, destacando a beleza de Jasper e sua importância para as famílias da província.
Jasper é conhecida por suas paisagens deslumbrantes e atividades ao ar livre, como caminhadas, esqui e ciclismo, além de ser o lar de diversas espécies de fauna, incluindo alces, cabras montesas, pumas e ursos. Smith afirmou que compartilham o sentimento de perda com todos os que vivem na cidade e prometeu o apoio do governo para a reconstrução.
Os incêndios, que ameaçam tanto a cidade de Jasper quanto o Parque Nacional Jasper, provocaram a evacuação de 5.000 residentes permanentes e 20.000 visitantes. Na noite de quarta-feira, um dos incêndios alcançou o extremo sul da comunidade, enquanto os bombeiros trabalhavam para conter os danos. Mike Ellis, Ministro da Segurança Pública de Alberta, relatou que uma rajada de vento fez o incêndio avançar cerca de 5 quilômetros em menos de 30 minutos, com uma parede de fogo de aproximadamente 100 metros de altura.
Pierre Martel, diretor de gerenciamento de incêndios do Parks Canada, explicou que raios, ventos e seca contribuíram para o rápido crescimento do incêndio, que atingiu as copas das árvores ao entrar na cidade. Ele descreveu o incêndio como um monstro para o qual não têm ferramentas para lidar, sendo necessário apenas afastar-se do perigo. O Parks Canada afirmou que não houve feridos relatados e que aproximadamente 25.000 pessoas foram evacuadas com segurança.
Os esforços para combater o incêndio continuam, mas ainda é cedo para avaliar a extensão dos danos. Annelies Lagger, proprietária do Austrian Haven B&B, disse que não tem esperanças de que sua propriedade tenha sobrevivido, já que todas as casas ao redor desapareceram. Lagger, que fugiu com seus 13 gatos e cachorro, afirmou estar em choque e sem saber para onde ir, considerando que aquela era sua vida.
O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que o governo federal aprovou o pedido de Alberta por assistência, incluindo recursos militares. O Parque Nacional Jasper, considerado um tesouro nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1984, continua sob ameaça. As temperaturas escaldantes em Alberta já forçaram a evacuação de outras 7.500 pessoas em comunidades remotas, com cerca de 176 incêndios florestais ativos na província, 54 dos quais fora de controle.
O Ministro de Parques e Florestas de Alberta, Todd Loewen, afirmou que muitos dos incêndios são causados por raios, enquanto a porta-voz de Incêndios Florestais de Alberta, Christie Tucker, mencionou que os bombeiros esperam que os ventos aumentem o perigo. Bombeiros de várias partes do mundo estão chegando para ajudar a combater os incêndios florestais em Alberta. Este ano, um número recorde de incêndios florestais no Canadá já forçou mais de 235.000 pessoas a evacuarem, espalhando fumaça densa que atingiu partes dos Estados Unidos, resultando em céus nublados e alertas de saúde em várias cidades americanas.