Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, administrado pelo Hamas, declarou na tarde desta segunda-feira (29) uma epidemia de poliomielite em todo o enclave. O grupo terrorista palestino culpou a ofensiva militar de Israel pela doença se espalhar na região.
Em declaração no Telegram, o ministério terrorista disse que a situação “representa uma ameaça à saúde dos moradores de Gaza e países vizinhos”.
Esse seria o mais recente sinal de uma emergência de saúde pública cada vez pior, causada pela guerra provocada pelo Hamas contra Israel desde outubro.
Chamando a epidemia de um “retrocesso” para o programa global de erradicação da pólio, o Hamas pediu uma “intervenção imediata para acabar com a agressão [israelense] e encontrar soluções radicais” para a falta de água potável e higiene pessoal, redes de esgoto danificadas e remoção de toneladas de lixo e resíduos sólidos.
A poliomielite, transmitida principalmente pela via fecal-oral, é um vírus altamente contagioso que pode afetar o sistema nervoso e levar à paralisia.
Desde 1988, os casos de poliomielite reduziram em 99% globalmente, devido às campanhas de vacinação em massa, e os esforços para erradicar a doença em todo o mundo continuam.