Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Nesta segunda-feira (5), o Comando Central dos EUA (CENTCOM) anunciou que as forças americanas destruíram recentemente três sistemas aéreos não tripulados (UAS) pertencentes aos Houthis.
O CENTCOM informou que os drones foram lançados de áreas controladas pelos Houthis no Iémen em direção ao Golfo de Aden. As armas foram destruídas entre a noite de domingo e a noite de segunda-feira.
Além disso, o CENTCOM revelou que, nas últimas 24 horas, forças americanas também destruíram três outras armas e embarcações pertencentes aos Houthis.
“O pessoal do USCENTCOM também destruiu com sucesso um veículo não tripulado de superfície (USV), um veículo aéreo não tripulado (UAV) e um míssil balístico antinavio (ASBM) dos Houthis no Mar Vermelho”, continuou o comunicado à imprensa.
O CENTCOM destacou que as armas “representavam uma ameaça clara e iminente para as forças americanas e da coalizão, e para embarcações comerciais na região.”
“O comportamento imprudente e perigoso dos Houthis apoiados pelo Irã continua a ameaçar a estabilidade e a segurança regional”, acrescentou o comunicado.
Mais cedo na segunda-feira, um alto oficial dos EUA confirmou que um ataque de drone americano no Iraque matou um especialista em drones dos Houthis no dia 30 de julho. A confirmação veio após “vários” membros do pessoal dos EUA terem sido feridos em um ataque com foguetes suspeito na base aérea de Ain al-Asad.
“O pessoal da base está conduzindo uma avaliação de danos pós-ataque”, disse o oficial à Fox News. “Forneceremos atualizações conforme mais informações se tornem disponíveis.”
As tensões no Oriente Médio têm escalado entre Israel e seus adversários desde o ataque do Hezbollah a crianças correndo em um campo de futebol nas Colinas de Golã, que matou uma dúzia de pessoas, e a morte do líder do Hamas Ismail Haniyeh em Teerã. Na segunda-feira, o comandante do CENTCOM, Gen. Michael Erik Kurilla, se encontrou com o Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (IDF), Gen. Herzi Halevi.
“A sua chegada a Israel neste momento é uma tradução direta do apoio dos EUA a Israel em ação”, afirmou o Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, sobre a reunião. “A relação entre Israel e os Estados Unidos é inabalável.”