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Família de vítima do Submersível processa OceanGate em US$ 50 milhões

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A família de Paul-Henri Nargeolet, um explorador francês que morreu quando um submersível implodiu, entrou com uma ação judicial de mais de 50 milhões de dólares, alegando que a tripulação viveu momentos de “terror e angústia mental” antes do desastre e acusando o operador do submersível de negligência grave.

Nargeolet estava entre as cinco pessoas que faleceram quando o submersível Titã implodiu durante uma viagem ao famoso local onde se encontram os destroços do Titanic, no norte do Atlântico, em junho de 2023. Ninguém sobreviveu à viagem a bordo do submersível experimental da OceanGate, uma empresa do estado de Washington que desde então suspendeu suas operações.

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Conhecido como “Sr. Titanic”, Nargeolet participou de 37 imersões no local do Titanic, o maior número de qualquer mergulhador no mundo, de acordo com a ação judicial. Ele era considerado uma das pessoas com mais conhecimento sobre o famoso naufrágio. Seus herdeiros disseram em um comunicado por e-mail que o “submersível condenado” tinha uma “história problemática” e que a OceanGate não revelou informações essenciais sobre a embarcação e sua durabilidade.

Segundo a ação, o Titã “perdeu pesos” aproximadamente 90 minutos após a imersão, indicando que a equipe havia abortado ou tentado abortar a missão.

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“Embora nunca se saiba a causa exata da falha, os especialistas concordam que a tripulação do Titã teria percebido exatamente o que estava acontecendo”, afirma a ação. “O bom senso indica que a tripulação sabia muito bem que iam morrer, antes de morrer.”

“A tripulação pode ter ouvido o estalo da fibra de carbono aumentando à medida que o peso da água pressionava o casco do Titã. A tripulação perdeu comunicação e talvez também energia. De acordo com cálculos de especialistas, eles continuaram descendo, com pleno conhecimento das falhas irreversíveis da nave, experimentando terror e angústia mental antes que o Titã finalmente implodisse”, acrescenta a ação.

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Um porta-voz da OceanGate se recusou a comentar sobre a ação, que foi apresentada na terça-feira no condado de King, Washington. A ação descreve Nargeolet como funcionário da OceanGate e membro da tripulação do Titã.

Advertências Ignoradas pelo Diretor da OceanGate

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Um ano após o desastre, a revista Wired revelou documentos internos e entrevistas com ex-funcionários que pintam um quadro perturbador do ambiente de trabalho da empresa e das práticas de seu CEO, Stockton Rush.

Em 2016, o Cyclops 2 estava em testes na Universidade de Washington, em Seattle. Este modelo em escala de um novo submersível da OceanGate era suspenso em uma cápsula nas instalações de testes de alta pressão do prédio. Projetado com um inovador casco de fibra de carbono, o Cyclops 2 prometia ser mais leve e capaz de mergulhar mais profundamente do que os submarinos tradicionais.

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Os engenheiros testaram o modelo dentro de um tanque, aumentando a pressão para simular as condições na profundidade onde se encontra o Titanic (3.800 metros abaixo do Oceano Atlântico, com uma pressão de aproximadamente 6.500 psi). Aos 73 minutos de iniciado o teste e ao atingir o nível crítico de pressão, o modelo implodiu. O prédio tremeu violentamente e foram emitidos ruídos altos que provocaram medo entre os presentes. Apesar da falha clara e indiscutível no design, a OceanGate continuou com a construção de um submersível em escala real baseado nos mesmos princípios.

Stockton Rush, cofundador da OceanGate, sonhava em mudar a forma como o mundo via a exploração submarina. Com uma visão ambiciosa, queria levar turistas ao local de descanso do Titanic e promover uma nova era de exploração marinha. Rush inicialmente adquiriu submarinos antigos, mas logo começou a desenvolver um “novo e revolucionário submersível tripulado” usando materiais inovadores como a fibra de carbono.

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À medida que a OceanGate avançava com a construção do Cyclops 2, posteriormente rebaptizado como Titan, Rush subestimou repetidamente a importância de testes rigorosos e as advertências dos especialistas. Em sua busca por honras e conquistas, tomou atalhos que acabaram se revelando fatais.

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