Mundo

Zelensky Acusa Rússia de Incendiar Usina Nuclear de Zaporizhzhia

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirmou neste domingo (11) que a Rússia iniciou um incêndio nas instalações da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior do tipo na Europa.(Vídeo no final da matéria).

Isso acontece enquanto a guerra entre os dois países entra em uma nova fase, com a Ucrânia ocupando território russo pela primeira vez na semana passada, como parte de sua retaliação contra a invasão em larga escala da Rússia, que agora está em seu terceiro ano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Rússia capturou a usina, localizada em território ucraniano, logo após invadir a Ucrânia em 2022. Seus seis reatores nucleares estão em desligamento frio e nenhuma atividade nuclear foi registrada no domingo, mas o risco geral de derretimento nuclear permanece elevado.

“Atualmente, os níveis de radiação estão dentro da norma”, disse Zelenskyy em uma postagem no X, que incluía um vídeo. “Enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não está e não pode estar normal.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Desde o primeiro dia da sua captura, a Rússia tem usado a usina nuclear de Zaporizhzhia apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo”, acrescentou ele.

Há uma preocupação generalizada com a segurança da usina, que está localizada na margem sul do rio Dnipro, cerca de 50 quilômetros a sudoeste de Zaporizhzhia.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Dois anos de guerra pesam fortemente sobre a segurança nuclear na Usina Nuclear de Zaporizhzhia”, disse Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em abril, após o ataque da Rússia à instalação pela primeira vez durante a guerra.

Ucrânia e Rússia têm trocado acusações sobre o incidente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Seis unidades da usina estão em desligamento frio, não há explosão ou outro perigo”, disse o governador regional de Zaporizhzhia, Yevgeny Balitsky, em uma declaração por escrito.

Ele acrescentou que o incêndio começou no sistema de resfriamento da usina nuclear de Zaporizhzhia devido a bombardeios do exército ucraniano.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirmou que “registraram de Nikopol que os ocupantes russos iniciaram um incêndio no território da Usina Nuclear de Zaporizhzhia”.

“Desde o primeiro dia da sua captura, a Rússia tem usado a usina nuclear de Zaporizhzhia apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo”, disse Zelenskyy no X.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por sua vez, o chefe da administração militar do distrito de Nikopol, Yevhen Yevtushenko, disse no Telegram que a instalação está atualmente “operando da forma mais normal possível nas condições de ocupação”, de acordo com a Ukrinform.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile