Mundo

Zelensky Anuncia Conquista de 80 Municípios em Kursk e Novos Projetos Legislativos para Combatentes

@ZelenskyyUa

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as forças ucranianas conseguiram “novos avanços” na região russa de Kursk e estima que mais de 80 localidades foram tomadas desde o início da incursão, que também teria resultado na captura de dezenas de soldados.

Zelensky, que liderou uma reunião nesta quinta-feira (15) com os comandantes militares, afirmou que as tropas ucranianas continuam a preencher o “fundo de troca”, em aparente referência às capturas de militares russos com vistas a um possível intercâmbio com prisioneiros ucranianos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esses últimos avanços já permitiram à Ucrânia estabelecer um escritório de comando em Kursk, como confirmou Zelensky, que também destacou a importância de não perder de vista o front de combate na região ucraniana de Donetsk. De fato, ele apontou que essa área é prioritária em termos de suprimentos.

Além disso, o presidente ucraniano aproveitou a reunião para anunciar projetos legislativos com o objetivo de garantir que os combatentes que participam, “por exemplo, na operação de Kursk”, recebam toda a ajuda necessária.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Zelensky também defendeu a concessão de cidadania a quem, apesar de não ser ucraniano, está lutando ao lado dos interesses de Kiev, medida que também se estenderia à sua família direta.

Por outro lado, ele afirmou que “quem servir a (Vladimir) Putin, justificar sua guerra ou ajudar o mal não merece manter o que o Estado ucraniano lhe deu”. Os “traidores” perderão qualquer honra, advertiu Zelensky, que espera que o Parlamento estude de maneira “urgente” essa bateria de propostas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Corredores Humanitários

O governo de Zelensky anunciou na quarta-feira a abertura de corredores humanitários para a evacuação de civis na província russa de Kursk, no contexto da incursão ucraniana iniciada no dia 6 de agosto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A vice-premiê ucraniana Irina Vereshchuk explicou que os corredores permitirão “realizar operações humanitárias para apoiar os civis dentro da área especificada”, assim como evacuar civis tanto para a Rússia quanto para a Ucrânia.

“Há civis russos dentro da área especificada. Eles estão protegidos pelo Direito Humanitário, ao qual a Ucrânia adere plenamente”, explicou a vice-premiê em uma mensagem publicada em seu perfil no Telegram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vereshchuk detalhou que “estão sendo realizados os preparativos e consultas necessárias”, sendo esperado que os corredores sejam acessados por representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), das Nações Unidas e de outras organizações internacionais.

O comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Alexander Sirski, afirmou no início desta semana que foi possível controlar cerca de 1.000 quilômetros quadrados de território russo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

E, de acordo com a agência de notícias TASS, o Ministério de Situações de Emergência da Rússia informou que mais de 8.000 residentes da região de Kursk, incluindo mais de 2.500 crianças, estão em centros de alojamento temporário.

(Com informações da EuropaPress)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile