Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um navio com bandeira liberiana, que chegou ao país vindo do Brasil e navegava pelo rio Paraná, está isolado desde ontem a poucos quilômetros da cidade de Rosario após a detecção de um caso suspeito de mpoxem um membro da tripulação.
O navio Ina Lotte foi colocado em quarentena no porto de San Lorenzo, já que um tripulante de nacionalidade indiana apresentou sintomas compatíveis com o vírus mpox. Ao ser informada da situação, a Vigilância Sanitária de Fronteiras ativou o protocolo de emergência de saúde pública de interesse internacional (ESPII) e aguarda os resultados das amostras.
Nesta manhã, a diretora de Promoção e Prevenção da Saúde de Santa Fe, Analía Chumpitaz, antecipou que os resultados dos exames clínicos poderiam ser conhecidos “neste meio-dia”, mas o chefe de Gabinete da cidade de San Lorenzo, Alejandro Cabral, afirmou que poderiam estar disponíveis nas “próximas 24 a 48 horas” em declarações à Cadena 3.
“O caso suspeito a bordo do navio foi submetido a um exame para diagnóstico. Ontem, uma equipe da Vigilância Sanitária de Fronteiras subiu ao navio (para realizar o controle de toda a tripulação). A embarcação está em isolamento, ou seja, ninguém pode desembarcar. A tripulação não pode sair até que seja determinado se é um caso confirmado ou descartado”, detalhou a funcionária provincial durante uma conferência de imprensa na sede da prefeitura de Rosario.
“Até o momento, foi realizado um controle de toda a tripulação e apenas uma pessoa apresentava sinais compatíveis, por isso foi coletada uma amostra dessas lesões”, precisou Chumpitaz.
Enquanto isso, o chefe de Gabinete da cidade de San Lorenzo, precisou mais detalhes: “É um navio que está ancorado na rada sul, na altura do campo da glória. Vem da Rússia e passou pelo porto de Brasil, depois por La Plata e nesta terça-feira chegou a San Lorenzo. Seu destino é Bunge, em Puerto General San Martín”.
O funcionário municipal explicou que, embora ninguém possa desembarcar do navio, tecnicamente “o navio não está em quarentena, sim em avaliação. Não tem livre plática, que é o que permite que amarre no porto e carregue ou descarregue. Se o caso positivo for confirmado, sim, o navio estará em quarentena”.