Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um casal de brasileiros está desaparecido desde o último domingo (18) na região do Atacama, no Chile. Aurora da Silva Rodrigues, de 59 anos, e Eraldo Rodrigues, de 60 anos, partiram de Resende (RJ) com a intenção de atravessar a Argentina e alcançar o Paso San Francisco, em Copiapó, na Cordilheira dos Andes.
De acordo com a nora do casal, Cíntia Martins, Aurora e Eraldo tinham um planejamento detalhado e eram viajantes experientes. “Eles saíram de Resende com o objetivo de cruzar a Argentina, passar pelo Chile e depois retornar ao Brasil. Eles atravessaram a fronteira Argentina-Chile no dia 14, por Jama, e chegaram a Copiapó”, explicou Cíntia.
O casal mantinha contato diário com a família, enviando informações, fotos e localizações através de um grupo no WhatsApp. “Sempre tivemos notícias deles diariamente, com fotos e detalhes dos planos”, relatou Cíntia.
No entanto, após uma mensagem de bom dia enviada no domingo, a comunicação com Aurora e Eraldo cessou abruptamente. Inicialmente, a família não se alarmou, acreditando que o casal poderia estar em uma área sem sinal de celular. No entanto, com a ausência de resposta persistente, os familiares decidiram acionar as autoridades.
“Esperamos um pouco porque sabemos que há momentos sem sinal, mas achamos que eles parariam em algum lugar para comer ou passar a noite e nos contatariam. Na terça-feira, a preocupação aumentou”, afirmou Cíntia.
A família conseguiu acessar remotamente o computador de Aurora, que registrou sua última localização em Copiapó. Verificou-se que o casal fez check-out do hotel na manhã do domingo.
O roteiro da viagem havia sido meticulosamente planejado, com a intenção de retornar à Argentina pelo Paso San Francisco no dia 18. Até o momento, não há registro de passagem do casal pela imigração no local.
A delegacia de Copiapó foi acionada para investigar o desaparecimento. A família informou que o carro utilizado por Aurora e Eraldo possui a placa LMT-5A54. As autoridades seguem em busca de pistas para localizar o casal.