Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Um terremoto de magnitude 5,3 na escala Richter foi registrado em Portugal na madrugada desta segunda-feira (26), conforme informado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Inicialmente, um instituto dos EUA havia estimado o tremor em 5,4 graus.
O abalo ocorreu por volta das 5h11 (horário local), a uma profundidade de 16 km, sendo sentido em toda a região de Lisboa, incluindo a capital, além de Oeiras, Loures e Almada. Regiões da Espanha também sentiram o impacto.
Nas redes sociais, moradores de várias áreas do país compartilharam vídeos relatando terem acordado devido ao tremor.
Segundo o IPMA, os danos esperados são considerados muito leves, mesmo nas zonas de maior impacto.
O governo federal português informou que está em contato com todos os serviços competentes e confirmou que, até o momento, não há registro de danos pessoais ou materiais.
O Executivo pediu à população que mantenha a calma e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ressaltando que as informações serão atualizadas ao longo da manhã pelo IPMA e pela Defesa Civil.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que atua como primeiro-ministro em funções, visitará a Autoridade Nacional da Defesa Civil às 9h (horário local) para acompanhar a situação.