Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, foi internado no hospital Casmu de Montevidéu, onde deve permanecer por cerca de 48 horas. A informação foi divulgada pelo noticiero Telemundo do Canal 12. Mujica, de 89 anos, enfrenta dificuldades na recuperação de um tratamento contra o câncer de esôfago.
O ex-presidente já havia sido hospitalizado na semana passada, mas a informação não foi divulgada à imprensa. Ele havia recebido alta para casa na sexta-feira, mas precisou retornar ao hospital porque não foi possível encontrar uma veia para a aplicação de soro. Mujica enfrenta problemas vasculares há anos.
A ausência de Mujica em eventos partidários no início da semana chamou a atenção dos militantes do Frente Amplio. A esposa de Mujica, Lucía Topolansky, explicou que o ex-presidente passou por uma endoscopia na semana passada e que, embora o resultado tenha sido positivo, a recuperação está sendo lenta devido à sensibilidade da região tratada.
Mujica vem se concentrando em se alimentar melhor nos últimos dias. A médica pessoal de Mujica, Raquel Pannone, afirmou que a evolução do ex-presidente tem sido boa, mas que a recuperação está sendo mais difícil do que o esperado.
Em entrevista ao The New York Times, Mujica relatou que o tratamento com radioterapia o deixou bastante debilitado. Apesar das dificuldades, o ex-presidente está determinado a se recuperar e já começou a fazer exercícios físicos leves.