Mundo

Israel anuncia retirada de áreas de Khan Yunis e Deir al-Balah

Foto: Hosny Salah/Pixabay

O Exército de Israel anunciou na manhã desta sexta-feira (30) a retirada de suas tropas do lado oriental de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, e de partes da zona central de Deir al-Balah, após 22 dias de ofensiva militar contra os terroristas palestinos do Hamas.

A retirada da 98ª Divisão foi confirmada, e o Exército israelense alegou ter eliminado mais de 250 terroristas e destruído seis quilômetros de túneis desde o início do mês.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O porta-voz do Exército israelense em árabe, Avichay Adraee, afirmou na rede social X (antigo Twitter) que os residentes de vários bairros no centro e sul de Gaza podem retornar às suas casas, e essas áreas serão redesignadas como zonas humanitárias.

Na quarta (28), um ataque de um tanque israelense em Deir al-Balah resultou na morte de pelo menos oito palestinos e deixou vários feridos, de acordo com fontes médicas locais. O ataque ocorreu perto da escola Al Manfaluti, que servia de abrigo para deslocados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em Khan Yunis, o Exército israelense recuperou os corpos de seis reféns feitos pelo Hamas dos kibutz Nirim e Nir Oz no dia 20 de agosto e, há 2 dias, resgatou com vida o refém beduíno Kaid Farhan al-Qadi, encontrado em um túnel após 326 dias de cativeiro na Faixa de Gaza.

A guerra Israel x Hamas teve início em outubro do ano passado com um mega-ataque do grupo terrorista palestino ao território israelense, que resultou em cerca de 1.200 mortes e muitos reféns. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva militar em grande escala contra a Faixa de Gaza.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile