Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que um ataque russo contra veículos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no leste da Ucrânia, nesta quinta-feira, resultou na morte de três pessoas. A informação foi posteriormente confirmada pela organização humanitária.
“Mais um crime de guerra russo”, disse Zelensky nas redes sociais. “Hoje, o ocupante atacou veículos da missão humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na região de Donetsk”.
“Até o momento, sabemos de dois feridos, que estão recebendo toda a ajuda necessária”, acrescentou, junto a uma foto que mostrava um caminhão da Cruz Vermelha em chamas.
Zelensky destacou: “Está absolutamente claro: a Rússia traz o mal, a Ucrânia protege a vida. E se alguém deseja ouvir ‘ambos os lados’, isso é visto pela Rússia como uma licença para continuar matando”.
O chefe de Estado ucraniano pediu que a comunidade internacional reagisse “de forma contundente e clara” ao ataque desta quinta-feira.
Após as declarações de Zelensky, a Cruz Vermelha também confirmou a morte de três membros de sua equipe no bombardeio.
“Condeno veementemente os ataques contra o pessoal da Cruz Vermelha. É inconcebível que um bombardeio atinja um ponto de distribuição de ajuda”, declarou em comunicado a presidente do CICV, Mirjana Spoljaric, que acrescentou: “Nossos corações estão partidos hoje, enquanto lamentamos a perda de nossos colegas e cuidamos dos feridos”.